sábado, 23 de dezembro de 2017

O Curral


O homem é o construtor por excelência de todos os povos e de todos os tempos. Não há lugar no mundo sem sua marca. Estilos, culturas, necessidades-  às vezes desnecessárias- de uma sociedade estão sobrepostas no espaço modificando-o e, ao mesmo tempo, deixando o registro da imperatividade do homem. As rugosidades do geógrafo.

E ele constrói. Desde que deixou a caverna vem fincando sua morada no chão da terra. Prédios, barracos, castelos. Currais de pedra que lhes protegem do mundo, do frio e da chuva, dos outros homens. Verdadeiros santuários murados.

Acontece que o muro também aprisiona. Dentro desses santuários o medo encontra o aconchego e se alicerça. Os costumes inverossímeis que o homem cria são cruéis e a sociedade convalida. Gerações cuidam dessas construções, tijolo a tijolo, reforçando suas estruturas e
dando origem a verdadeiras fortalezas. Santuários da loucura.

Difícil escapar do curral do homem. Como fugir do manual dessa construção? Dificil desconstruir o edifício dos tempos. E pra reconstruir é preciso derrubar.


2 comentários:

Anônimo disse...

Ana Areias, fico impressionado com a sua leitura de mundo! adoro seus textos, é sempre muito prazeroso vê-los. Continue escrevendo sempre, seus textos alimentam minha alma. Um beijo de um admirador.

Anônimo disse...

Muito bom, gostei muito mesmo. Parabéns!